Últimas Notícias

LEM URGENTE

A pré-candidata a deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), esteve presente na tradicional festa de Santana em Riachão das Neves, na última quinta, 26.

A maior liderança do Oeste Baiano conversou com moradores e abraçou diversos amigos que construiu ao longo de sua história em Riachão. Jusmari estava acompanhada do seu esposo Oziel Oliveira, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, o líder político Ademir Américo, filho do ex-prefeito de Riachão, Antonio Américo e diversas lideranças da cidade. “Agradeço a forma carinhosa com que sempre sou recebida em Riachão das Neves. É uma alegria muito grande conviver com tantos amigos que fiz nesta cidade”, disse Jusmari.

Ao PORTAL VALLE, Jusmari Oliveira disse que foi gratificante retornar a Riachão par participar de um evento tão importante como a festa de Santana.






DIA "D"

O Dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos em Luís Eduardo Magalhães ocorrerá neste sábado (28). Dezesseis postos irão oferecer gratuitamente a imunização. A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da vigilância epidemiológica. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

A META

A meta de imunização é de 12.534 cães e 2.757 gatos, um total de 15.291 animais. A vacinação é para animais a partir de três meses e fêmeas paridas há mais de 15 dias e os animais em período gestacional não podem receber a dose. De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães, a vacina é a única maneira de impedir a transmissão da raiva para os animais. 


INFORMAÇÕES 

A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos. A transmissão é por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo. O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, em local seguro, com água e comida.

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Entre os sintomas estão convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade. Veja a baixo a lista dos postos de saúde para vacinação de cães e gatos hoje na sede do município.


INVESTIGAÇÃO

A polícia civil ainda não sabe é o autor do assassinato do lavrador Joaquim Dias dos Santos, 54, encontrado com mãos e pescoço amarrados em uma cama, na tarde de quinta-feira (27) em sua residência do bairro Anita Borges, nas imediações do parque de Vaquejada Antonio Torres, na cidade de Riachão das Neves/BA. Havia um cabo de vassoura quebrado, uma carteira de bolso no piso e marcas de sangue. “São sinais de que houve luta corporal”, comentou o investigador Mário Ferraz em conversa informal conosco por telefone.



Curta-nos no Facebook: Portal Valle


Sem comentários