Últimas Notícias

AGRITEC LANÇA CERRADO SUL

Lançamento da Agritec do Cerrado Sul Maranhense atrai 500 pessoas em São Raimundo das Mangabeiras

Aproximadamente 500 pessoas compareceram no Clube Recreativo Mangabeirense para o lançamento da AgriTEC do território Cerrado Sul, em São Raimundo das Mangabeiras, nesta sexta-feira, 16. Em uma cerimônia animada, marcada pela presença de representantes de diversos municípios da região, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares falou sobre importância da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do território.

Várias comitivas dos municípios de Feira Nova, São Pedro dos Crentes, Loreto, Balsas, Carolina, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra, Carolina, Sambaíba, São Raimundo das mangabeiras, participaram do lançamento.

"A feira é uma oportunidade para que o agricultor e agricultora familiar da região possam receber capacitações, oportunidades de financiamento, formas de comercializar os seus produtos, dentre diversos outros benefícios do Governo do Maranhão", afirmou o secretário.

Também presente no lançamento, o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Rodrigo Coelho não escondeu sua alegria em ter o município como anfitrião desse evento importante para agricultura familiar maranhense. "É com muita honra que a cidade sedia esse evento que beneficiará não apenas nossos trabalhadores rurais, mas também os de toda a região do território cerrado sul. Contamos com a presença de todos nessa grande festa da agricultura familiar", declarou.

Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, a AgriTEC chega a sua 15ª edição em São Raimundo das Mangabeiras. Realizada com o apoio de diversos parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada (EMBRAPA, SEBRAE, Movimentos Sociais) e nesta edição conta com a prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras). A feira é um espaço de capacitação, comercialização, troca de tecnologias e pesquisa para beneficiar os agricultores e agricultoras familiares maranhenses.

“Esta a primeira vez que o território recebe a Feira que por onde passa é um sucesso. Aqui, este território será a 15ª edição e nesse período já foram 24.937 agricultores capacitados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, pontuou Júlio César Mendonça, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural - Agerp.

Também compareceram ao lançamento, o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, presidente do Iterma, Raimundo Lídio, a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de São Raimundo das Mangabeiras, Marenice Lima, superintende de articulação política da região, Felix Resplandes; o prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Aleandro Passarinho; vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique,  coordenadora regional da FETAEMA, Aldeci Leite; chefe do Escritório Regional de Balsas da AGED, Eugênio Pires; gestor Regional da Agerp de Balsas, Aldecy Pereira, além de vereadores, representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), comissão Pastoral da Terra, secretários de agricultura, presidentes de associações e de  STTRs.

Sem comentários