Últimas Notícias

JUSMARI PARTICIPA DO ConCidades 2017



Os membros do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA) se reuniram, no inicio do mês  (07), para a última sessão do Pleno do Conselho do ano. O grupo de teatro da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) levou a sua musicalidade à cerimônia de abertura da Pleno encantando os membros presentes.

Ao longo do sessão, realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), as quatro Câmaras Técnicas que compõem a entidade fizeram um balanço das atividades realizadas em 2017.

Durante a reunião, a secretária Jusmari Oliveira, titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e presidente do ConCidades, agradeceu a participação dos conselheiros e falou sobre a importância da participação popular no planejamento das políticas públicas de Estado.

“Nós terminamos esse ano com o gosto de ter construído algo muito saboroso para a nossa sociedade. No pouco tempo em que estive aqui, já pude ver o quanto esse espaço é importante e como quem participa do ConCidades, nunca mais é o mesmo depois disso”, disse Jusmari.

Balanço

O Grupo de Trabalho (GT) Metropolitano, realizado pela Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Territorial, se destacou pelas discussões sobre o plano de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e pelo panorama dos resíduos sólidos da região. Já o trabalho desenvolvido pelo GT Territórios de Identidade, possibilitou o compartilhamento de informações de regiões como Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento e Litoral Sul, aos conselheiros de toda a Bahia.

Durante o encontro, os conselheiros da Câmara de Saneamento Básico apresentaram estratégias para a implantação das centrais de abastecimento de água nas regiões definidas pelos estudos técnicos da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (CERB). Entre outros tópicos, o evento também abordou a importância dos consórcios e os desafios para o desenvolvimento de políticas públicas e acessibilidade nos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

No eixo mobilidade, os conselheiros desenvolveram pareceres sobre o aprimoramento do Transporte Metropolitano e a implantação do trem InterCity que ligará aos municípios da RMS a Feira de Santana. 

A Câmara Técnica de Habitação apresentou determinações em relação à última reunião. O GT de Urbanização discutiu a necessidade de fortalecer a ativação de uma Companhia Estadual de Habitação e a proposta de criação de ações articuladas entre os GT´s dos ConCidades. As reuniões do GT de Pós-Ocupação em 2018 vão dar continuidade ao debate quanto à descentralização do Fórum de Pós-Ocupação e à realização de seminários sobre gestão condominial.

A sessão também aprovou as datas das primeiras reuniões do próximo ano, que vão acontecer nos dias 12 e 13 de março. A decisão visa garantir a participação dos conselheiros no Fórum Social Mundial, que em 2018 será realizado em Salvador de 13 a 18 de março.

Sem comentários