Últimas Notícias

FGV DAPP E TSE DE OLHO NOS "FAKE NEWS"



FGV DAPP vai participar de conselho do TSE que vai monitorar 'fake news' nas eleições



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um grupo especial para estudar e desenvolver pesquisas sobre a influência das redes digitais nas eleições do ano que vem, em especial, sobre a disseminação das chamadas "fake news" - as notícias propositalmente falsas divulgadas nas redes sociais. O grupo reúne, além de membros do TSE, representantes dos Ministérios da Justiça e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV). Completam o grupo, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da associação civil SaferNet.

"A eleição de 2018 é a mais importante em décadas. É fundamental haver uma coordenação entre sociedade, atores políticos, provedores de rede, TSE e órgãos de apoio. O debate público deve ser qualificado", diz o diretor da FGV DAPP, Marco Aurelio Ruediger.

Além do grupo, o TSE definiu que estudará a criação de um canal de denúncias on-line para que os eleitores informem conteúdos falsos durante o pleito. A reunião de ontem ainda firmou que irá monitorar ações internacionais para aperfeiçoar o combate a esse tipo de situação. "Não estamos lidando com uma questão transitória, é um instrumento de disseminação de informação e até uma forma de poder", alerta Marco Aurelio Ruediger.

Estudo Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil - Estudo inédito da FGV DAPP aponta que perfis automatizados motivaram debates no Twitter em situações de repercussão política brasileira desde as eleições de 2014. Contas automatizadas que permitem a massificação de postagens se converteram em uma potencial ferramenta para a manipulação de debates nas redes sociais, em especial em momentos de relevância política. Os dados apontam ainda riscos à democracia e no processo eleitoral de 2018.



Informações à imprensa:


Insight Comunicação

No Rio – (21) 2509-5399

Alessandra Bizoni alessandra.bizoni@insightnet.com.br

Rafael Massadar rafael.massadar@insightnet.com.br

Rodrigo Miguez rodrigo.miguez@insightnet.com.br

Janaína Salles janaina.salles@insightnet.com.br

Marília Ferreira marilia.ferreira@insightnet.com.br

Vania Santos vania.santos@insightnet.com.br

Nenhum comentário