Últimas Notícias

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES UMA CIDADE QUE RESPIRA PROGRESSO



A foto foi clicada na manhã desta sexta-feira,24, na Avenida Salvador (Centro), pelo internauta José Francisco de Oliveira, residente no bairro Imperial. 

Localizado no extremo oeste da Bahia, Luís Eduardo Magalhães faz limites com os municípios de Barreiras, São Desidério e com o estado do Tocantins. Com um clima tropical semiúmido e uma temperatura média anual de 22°C, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) para o ano de 2009 era de uma população em torno de 52.054 habitantes, em uma área de 4.019km², hoje já beiramos os 100 mil habitantes, e a cidade continua crescendo, para todos os lados, inclusive para cima.
A foto foi clicada na manhã desta sexta-feira pelo internauta José Francisco de Oliveira, residente no bairro Imperial.
Em 3 de dezembro de 1987, o pequeno povoado de Mimoso do Oeste passou a ser distrito de Barreiras. Através da Lei n° 395/1997, em 17 de novembro de 1998, passou a denominação atual, para após referendo, decorrente de um projeto elaborado pela então deputada estadual Jusmari de Oliveira, transformar-se no município, cujo nome remete a falecido deputado, filho do Senador Antônio Carlos Magalhães, em 30 de março de 2000, pela Lei 7619/00. A criação do município foi alvo de muitas críticas, como a que afirmava ser a lei 7619/00 inconstitucional, sendo também o referendo que autorizou a criação do município, tendencioso e parcial, já que não foram consultadas todos os moradores envolvidos. Em 2007 o STF declarou a inconstitucionalidade da criação do município, dando ao legislador federal prazo de 2 anos para legalizar a situação. Mediante Emenda constitucional o congresso avalizou a criação do município.

Antigo Mimoso do Oeste, na época distrito de Barreiras, o local foi crescendo rapidamente, até emancipar-se em 30 de março de 2000, passando dos 18 mil habitantes, para cerca de 100 mil atuais. Tal crescimento deveu-se ao fato de que Luís Eduardo Magalhães tornou-se um dos mais importantes polos do agronegócio no Brasil. O plantio da soja ocupa uma área superior a 175 mil hectares, seguida de outras culturas como o milho, algodão e frutas do tipo “exportação”.
Por estar no entroncamento da BR-020 com a BR- 242, o município faz fronteira com Tocantins e Goiás, colocando-o em uma posição geográfica estratégica, o que contribuiu ainda mais para o seu desenvolvimento. O forte potencial agrícola atraiu para a cidade várias empresas do setor industrial, no comércio e na prestação de serviços. Jusmari autora do projeto de emancipação. 


Jusmari Oliveira atualmente compõe a equipe do Governador Rui Costa, comandando a SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano , uma das pastas mais importante da gestão. Recentemente ela enviou dois técnicos especialistas em resíduos sólidos para acompanhar e orientar a equipe que está montando o PMSB -Plano Municipal de Saneamento Básico.
FONTE:BLOG Cidade de Luís Eduardo Magalhães


Sem comentários