Últimas Notícias

ABAPA OFERECE NOVOS CURSOS



Abapa promove novos cursos para funcionários de fazendas do oeste da Bahia


por Hebert Regis
Assessoria de Imprensa da Abapa



O Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu ao longo desta semana, em Luís Eduardo Magalhães, mais três cursos: Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Tecnologia de Pneus Agrícolas e Desenvolvimento de Lideranças. Com carga horária de 50 horas/aula, o primeiro contou com a participação de 23 inscritos, em sua maioria, funcionários de fazendas, que receberão até sábado (21) noções básicas de segurança para transportar, por exemplo, produtos inflamáveis, além de orientação em direção defensiva, legislação básica, meio ambiente, dentre outros. Este curso é realizado em parceria com Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Em parceria com a Pirelli, o Curso de Tecnologias de Pneus Agrícolas teve carga horária de 8 horas aula, sendo finalizado na última terça-feira (17). Os 22 inscritos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a composição e padrões técnicos dos pneus, manutenção e segurança. Ao final, eles participaram de uma aula prática para o manuseio adequado durante possível substituição e reparos. Para Edicarlos Bresolin, 35, técnico agrícola da Fazenda Marechal Rondon, em Luís Eduardo Magalhães, o curso vai ajudá-lo principalmente no suporte à manutenção de máquinas. “Aprendemos a trabalhar com ainda mais segurança e de maneira correta levando menos tempo em caso de um novo reparo que surgir na fazenda”, explicou.

Pela primeira vez no Centro de Treinamento, Cássio Fernando Batista, 34, veio de Formosa do Rio Preto para o curso de MOPP. “Estou gostando do curso porque vem trazendo informações novas, principalmente nas regras e dicas para carregar produtos com cargas como inflamáveis”, afirma ele, que trabalha há três anos, na fazenda do Grupo Uemura. Para o coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes, os cursos oferecidos têm como principal função a capacitação de quem trabalha principalmente em fazendas no oeste da Bahia. “Somos o braço de capacitação para os agricultores associados da Abapa na qualificação do quadro de profissionais das fazendas, possibilitando melhores resultados na cadeia agrícola da Bahia”, afirma.

Nesta quinta-feira (19), teve início do curso de Desenvolvimento de Lideranças, com carga horária de 16 horas/aula. Os inscritos terão a oportunidade de, durante dois dias de treinamento, ampliar o conhecimento em administração além de proporcionar uma maior capacidade de gerenciamento dos processos, pessoas e projetos desenvolvidos nas fazendas baianas. Na lista dos próximos cursos estão agendados: E-Social Contábil e Jurídico e Métodos de Análise e Solução de Problemas (Masp). Com a promoção de 180 cursos até o início do mês de outubro, a Abapa por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, capacitou cerca de 5 mil técnicos e profissionais que atuam no mercado agrícola nas fazendas do oeste da Bahia.

O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Outras informações sobre os cursos do Centro de Treinamentos podem ser acessados em: http://abapa.com.br/projeto-centro-de-treinamento.



Assessoria de Imprensa Abapa

Hebert Regis – (77) 9.9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br

Nádia Borges – (77) 9.9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br

Sem comentários