Flickr

HGRS tem atendimento especializado para doenças da aorta e carótidas


Pacientes com doenças de aorta e carótidas podem contar com atendimento especializado oferecido pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado no bairro do Cabula, em Salvador. Dona Odete, 81 anos, chegou ao serviço por encaminhamento médico. Ela não tem nenhum sintoma, mas um exame diagnosticou um aneurisma de aorta abdominal. “A gente estava tentando marcar em outros lugares, mas aqui, graças a Deus, a gente conseguiu. Agora, é continuar o tratamento aqui”, diz a filha da paciente, Maria Lúcia Souza. “Fazer o tratamento e pedir a Deus força e saúde”, enfatizou a aposentada.

O não tratamento das doenças das carótidas pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as doenças da aorta provocam o aneurisma. “Basicamente, a gente atende aqui o aneurisma da aorta, que pode ser tanto do tórax quanto abdominal, e as doenças das carótidas, principalmente a estenose das carótidas, que é uma doença que pode levar ao AVC, o derrame”, explica o coordenador do Ambulatório de Doenças da Aorta e Carótida do HGRS e cirurgião vascular, Leonardo Cortizo. 

Ambas são doenças silenciosas que, quando se manifestam, já estão avançadas. A atenção e prioridade no tratamento evita o óbito e a incapacidade. A prevenção é a principal arma e os fatores de risco são bem semelhantes. “Os principais fatores de risco são tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão e o sedentarismo. Para o aneurisma de aorta tem o componente genético”, detalha o médico.

O ambulatório funciona há dois anos e recebe entre 15 e 20 pacientes por semana, aproximadamente 800 por ano, de todo o estado. As consultas são às terças-feiras, das 8 às 12h. “A gente tentou fazer com que o paciente tivesse um atendimento facilitado. Basta que ele seja encaminhado por outro médico da rede e tenha o diagnóstico estabelecido, seja por ultrasson, tomografia ou ressonância. Chegando aqui com o encaminhamento associado ao exame, ele vai conseguir abrir ficha", explica Cortizo. Para informações, o serviço disponibiliza o telefone 71 9 9706-0626.

Mais imagens:



Fotos - Alberto Coutinho/GOVBA

HGRS tem atendimento especializado para doenças da aorta e carótidas HGRS tem atendimento especializado para doenças da aorta e carótidas Reviewed by CHICO DUVALLE on agosto 29, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Facebook

Related Posts No. (ex: 9)