Flickr

Governo vistoria obras do novo Centro de Hemodiálise em São Luís


Fonte: SES
Texto: Evelin Queiroz
Fotos: Francisco Campos/SES


O Governo do Maranhão trabalha na ampliação da oferta de tratamento aos pacientes renais crônicos do estado. Até o final do ano, as cidades de Pinheiro, São José de Ribamar e São Luís contarão com novos Centros de Nefrologia e Hemodiálise. Na terça-feira (15), os secretários da Saúde e da Infraestrutura visitaram o canteiro de obras da nova unidade localizada na capital.

Em média, o paciente renal crônico realiza hemodiálise durante quatro horas, três vezes por semana. Com a entrega das novas unidades serão mais 111 cadeiras de hemodiálise no Maranhão. “Muitas vezes os pacientes renais crônicos ocupam leitos de UTI para poder fazer o procedimento de diálise. Ao ampliar o número de centros, abrimos vaga no leito de UTI e acabamos com a peregrinação dos pacientes do interior para a capital”, explicou o secretário Carlos Lula.

A vistoria da unidade, com mais de 900 metros quadrados de área construída, garante a manutenção do cronograma da obra. “Por determinação do governador Flávio Dino, as obras da área da saúde têm recebido atenção prioritária. Temos avançado nas obras neste segundo semestre, e as vistorias servem para identificar as necessidades para manutenção do ritmo da obra e manter o nosso prazo de entregas”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

Os projetos dos centros, elaborados antes de 2015, foram refeitos para atender as regras exigidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Vigilância Sanitária. “Superada essa fase, refeito o projeto, a construção segue o seu ritmo em duas fases. A primeira etapa está bem avançada com a montagem das estruturas e depois é a vez da urbanização, o que inclui escadas, rampas e calçadas”, contou o engenheiro da obra, Nilberto Borges.

Atualmente, 13 unidades de saúde estão habilitadas, junto ao SUS, para realizar hemodiálise no Maranhão. O serviço ambulatorial, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, funciona nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz, Pedreiras, São Luís, Timon, Açailândia e Codó.

A vistoria contou, ainda, com a presença da subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade; da secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thaís Farias; e, do diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz.

Mais imagens:


Governo vistoria obras do novo Centro de Hemodiálise em São Luís Governo vistoria obras do novo Centro de Hemodiálise em São Luís Reviewed by CHICO DUVALLE on agosto 17, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Facebook

Related Posts No. (ex: 9)