Últimas Notícias

Rui recebe Neojiba e anuncia patrocínio de R$ 1,5 milhão

A Orquestra Castro Alves (OCA) dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) fez, nesta terça-feira (20), uma apresentação diferente dos concertos já realizados pelo programa no Teatro Castro Alves (TCA), estações de metrô e escolas públicas. A orquestra quebrou a rotina de gestores e servidores públicos estaduais, levando música clássica ao prédio da Governadoria, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 


A ação surpresa é parte do Projeto Visitas Musicais, que comemora os 10 anos do Neojiba e homenageia o Governo do Estado pelos investimentos que ajudaram o programa a crescer nos últimos anos. O grupo foi recebido pelo governador Rui Costa, que aproveitou a surpresa para anunciar a assinatura de um novo contrato de patrocínio. 

"Tenho muito orgulho desse programa. Uma novidade é que vamos assinar, na quinta-feira [22], um contrato com o Banco do Brasil de patrocínio de R$ 1,5 milhão. Sempre tento cativar todas as empresas que chegam aqui para que elas possam aderir, ajudar, reforçar e ampliar os programas sociais, e o Banco do Brasil abraçou a proposta", afirmou Rui. 

O governador destacou ainda que, atualmente, "são quase 5 mil crianças e jovens no Neojiba e, com as escolas culturais, devemos chegar a 10 mil jovens aprendendo música na Bahia. É isso que precisamos: envolver os nossos jovens pela música, pela dança, pela arte e pela educação, para que a gente tenha uma Bahia melhor". 

Com regência do maestro Ricardo Castro, a OCA apresentou um repertório dedicado ao período junino. Clássicos do forró tradicional, como 'São João na Roça', 'Assum Preto', 'Baião' e 'Asa Branca', do cantor Luiz Gonzaga, foram lembrados por dez músicos. 

"As crianças e os jovens do Neojiba retribuem com música aos funcionários públicos que lutam pela melhoria da vida da população. A ação se torna ainda mais importante pelos 10 anos de Neojiba, que é um investimento inédito nesta área em nível nacional. Enquanto o Brasil vem sofrendo cortes na área cultural e na área social, o Governo da Bahia mantém o compromisso de investir na infância e na juventude através de programas como o Neojiba", destacou Ricardo Castro.

Nesta terça (20), a Casa Civil, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Vice Governadoria, Casa Militar e Secretaria de Comunicação Social (Secom) foram alguns dos espaços visitadas pelos integrantes do programa. Na segunda quinzena de julho, as secretarias de Justiça, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SJDHDS), da Educação, da Fazenda (Sefaz-BA) e do Planejamento (Seplan) também vão receber a apresentação da OCA.

Fotos: Paula Fróes/GOVBA

Nenhum comentário