Últimas Notícias

Saúde Municipal: Campanha para atualização da caderneta de vacinação começa nesta segunda feira (19) em Imperatriz

Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança
O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para por em dia a carteira de vacinação.
Com o objetivo de atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias), será realizada a campanha "multivacinação" no período de 19 a 30   de setembro  tendo como dia D de mobilização, o próximo sábado (24).
                  
Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas a uma das Unidades Básicas de Saúde do município, para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. O dia “D” será no dia 24 em todas as unidades de vacinação.

Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. Como por exemplo, BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), entre outras. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

“Vale ressaltar ainda que a campanha de "multivacinação" incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro, ao falar da mobilização.

Ela ressalta ainda que as doses já estão disponíveis, nas Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para por em dia a carteira de vacinação.

Informações adicionais - A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto. Este ano, porém, ela foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão. Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral, a gotinha. Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia,contudo, as alterações foram anunciadas em janeiro.

Veja as 14 vacinas da campanha:
- Hepatite A
- VIP
- Meningocócica C
- Rotavírus
- HPV
- Pneumo 10
- Febre amarela
- Varicela
- Pentavalente
- Tetraviral
- Dupla adulto
- DTP
- Tríplice viral
- VOP (poliomielite)


Maria Almeida  [ASCOM]

Sem comentários