Flickr

Prefeitura amplia número de alunos com deficiência matriculados em salas regulares em Imperatriz


O objetivo é  fomentar, desenvolver e acompanhar as políticas públicas de inclusão
Para Mantoan, “inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças”. Partindo dessa premissa, a rede municipal de ensino de Imperatriz tem se destacado no Maranhão e no Brasil em oferta de matrículas e ações de inclusão de alunos com deficiência em classes regulares.
Em 2009, o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) passou por uma reestruturação com o objetivo de fomentar, desenvolver e acompanhar as políticas públicas de inclusão, oportunizando no ambiente escolar as relações de inclusão do sujeito, consigo e com os outros. Nesse sentido, a rede que atendia em 2009 apenas 124 alunos com deficiência, hoje atende aproximadamente 800 estudantes com deficiência incluídos nas salas regulares.
“Os projetos e ações realizadas em pouco mais de sete anos, proporcionaram o atendimento e acompanhamento de alunos com as mais diversas deficiências, alunos estes que antes estavam excluídos do processo educativo e hoje encontram-se matriculados em salas regulares, tendo acesso ao conteúdo da série/ano na qual se encontram, e no contra turno recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 23 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), dividas em pólos, distribuídos pela cidade. O resultado dos avanços nas ações de inclusão se refletem no número de alunos com deficiência matriculados na rede”; explicou Leila Lopes, coordenadora do SIADI.
Outro seguimento de atuação do setor é na oferta de Formação Continuada a professores e demais servidores da rede e comunidade, disponibilizando cursos como: Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado – AEE. Ao todo, mais de 700 profissionais já participaram destes cursos.  Além disso, foi inaugurada em 2012 a Escola Municipal de Educação Bilíngüe para Surdos Prof. Telasco P. Filho (a sétima do Brasil e a primeira do Maranhão) e em fevereiro de 2016 foi inaugurada a Biblioteca para pessoas com deficiência visual Louis Braille.
As 23 Salas de Recursos Multifuncionais estão localizadas nas escolas: Paulo Freire / Santos Dumont/ Tocantins/ Santa Tereza/ Santa Laura/ Presidente Costa e Silva/ Pequeno Príncipe/ Pedro Abreu/ Núcleo Santa Cruz/ Frei Tadeu/ Dom Marcelino/ Eliza Nunes/ Maranhense/ Darcy Ribeiro/ Santa Maria/ Pirangi/ Frei Manoel Procópio/ Marechal Rondon/ Prof. José Queiroz/ Marieta Albuquerque/ Castro Alves I/ Machado de Assis.
Luana Barros [ASCOM]
Prefeitura amplia número de alunos com deficiência matriculados em salas regulares em Imperatriz Prefeitura amplia número de alunos com deficiência matriculados em salas regulares em Imperatriz Reviewed by CHICO DUVALLE on julho 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Facebook

Related Posts No. (ex: 9)