Flickr

Movimento negro realiza ação cultural em shopping de Imperatriz


Projeto Crioullo's está a frente da iniciativa que acontece neste fim de semana no Imperial Shopping


Nesta semana foi comemorado mundialmente do Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data marca a luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, a exploração de classe e o racismo e traz visibilidade e reconhecimento para a causa. Em homenagem à luta da mulher negra, Imperatriz celebra a data neste fim de semana, dias 30 e 31 de julho, com ações realizadas pelo Projeto Crioullo's no Imperial Shopping.

Com atividades diversas, o projeto dá início à programação do I Movimento Identidade, Arte e Cultura neste sábado (31), com uma exposição de adereços africanos, e artes em camisetas que fazem alusão à causa, no mall do shopping. A ação tem início a partir das 10h e segue até às 22h, no mall do shopping. Ainda no primeiro dia do evento, o grupo se apresenta a partir das 19h, com uma peça teatral intitulada “Gritaram-me Negra” que vai abordar as diversas formas de preconceito que a mulher negra sofre no cotidiano.

No sábado a noite, haverá ainda palestras voltadas para os assuntos, com a presença das professoras Maristane de Sousa e Marinalva Pereira, ambas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Durante a palestra, os temas abordados serão com ênfase no empoderamento negro e no cabelo afro.

De acordo com uma das organizadoras da ação, Jacilene Viana, ações como essas são de extrema importância para despertar na população o interesse pela causa. “Aqui no Maranhão vemos que esse é um assunto bastante adormecido,então queremos dar um aconchego à todas as mulheres negras e dizer que estamos aqui, juntas, na luta”, ressalta. “Vamos mostrar também que a nossa beleza é muita especial, então vamos falar de cabelos, vamos falar de autoestima, falar da nossa arte, exaltar a nossa raça” finaliza.

Já no domingo (31), o projeto continua com a exposição de adereços, e a partir das 14h, haverá oficina de turbantes e trança, onde o público poderá esclarecer dúvidas e conhecer técnicas envolvendo os penteados.

Assessoria de Imprensa

Movimento negro realiza ação cultural em shopping de Imperatriz Movimento negro realiza ação cultural em shopping de Imperatriz Reviewed by CHICO DUVALLE on julho 29, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Facebook

Related Posts No. (ex: 9)