Últimas Notícias

Manejo Racional de Bovinos inicia o ciclo de palestras da Expoimp 2016

A palestra ocorreu no auditório do Sindicato Rural e contou com a presença de produtores, gerentes de fazendas, vaqueiros e caseiros 
O ciclo de palestras da 48ª Exposição Agropecuária de Imperatriz iniciou, nesse domingo (03), com uma capacitação sobre o Manejo Racional de Bovinos. A palestra ocorreu no auditório Juca Machado, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, e contou com a presença de produtores de Imperatriz, Buritirana e Campestre.   
Durante a palestra foram abordados pontos de como tratar o bovino para que ele produza e apresente os melhores resultados, como por exemplo: o bem-estar animal, a organização dos equipamentos de trabalho, a doma correta do gado e a segurança do vaqueiro ao manejar o animal. 
A palestra foi ministrada médico veterinário Pedro Santos, que também é coordenador pecuarista do Maranhão. Segundo ele, no Estado e em parte do Brasil, o manejo ainda é baseado no conhecimento empírico e repassado de pai para filho. "O manejo ainda é bem tradicional e vamos melhorar isso levando conhecimento para as equipes de trabalho que estão diretamente e indiretamente campo; peões, capatazes, vaqueiros, gerentes e proprietários de fazendas, que é para alcançarmos melhores resultados", explicou.
O palestrante ressaltou ainda que o consumidor tem se tornado exigente ao adquirir os produtos, portanto o conhecimento das técnicas eleva os resultados,  e consequentemente o lucro. "Antes você ia ao mercado e comprava o que estava disponível. Atualmente, você escolhe os melhores produtos, e quem não se adaptar ficará para trás. O manejo tradicional não consegue produzir com qualidade porque estressa o animal, muitas vezes é utilizado o uso da força, machucando a carne do bovino, e tudo isso reflete no mercado e gera prejuízos", disse.
Edson Bezerra é gerente de uma fazenda no município de Campestre e para ele a capacitação é fundamental para aprimorar o trabalho no campo. "Eu gerencio quatro vaqueiros, então, eles e eu precisamos atualizar nossos conhecimentos, para melhorarmos ainda mais nosso trabalho. Tendo a oportunidade de um curso desse gratuito, fiz questão de acompanhar porque eu não posso cobrar deles se eu não estiver por dentro do assunto", comentou.
O diretor tecnologia do Sinrural, Luciano Honório, destacou que a grade de palestras é organizada considerando os temas mais atuais do setor agropecuário. "Procuramos trazer capacitação para todos os agricultores e agropecuaristas da região, independe de serem associados ou não. Isso é de suma importância porque evita erros e evitando erros, evita prejuízos. O sindicato tem feito sua parte em trazer informação, e durante todo o ano, uma vez por mês,  realizamos palestras aqui no auditório, e durante a exposição a gente concentra isso. São temas avaliados como mais necessários para a vida do campo", explicou.

Agenda de Palestras
Local: Auditório Juca Machado / Parque de Exposições
Entrada Franca
04/07 (segunda-feira)
Oficina: Comercializar no campo
Horário: 8h30 às 12h / Parceiro: Sebrae
Palestra: Distribuição de Ração
Horário: 14h
Samuel Martins / Parceiro: Comarive
05/07 (terça-feira)
Palestra/Oficina: A importância da Alimentação Bovina (teoria e prática)
Horário: 8h30 às 12/ Parceiro: UEMA


Assessoria de Imprensa



CONTATOS
Karlanny Farias: 9 8234-5669
Carla Kassis: 9 8115-4031
Paula de Társsia: 9 9105-5025
canal_assessoria@hotmail.com

Nenhum comentário