Últimas Notícias

CORPUS CHRISTI 2016: Madeira recebe Bispo Dom Gilberto e disponibiliza todo o apoio da Prefeitura a um dos maiores eventos religiosos do Nordeste



Celebração já reúne mais de 19.000 pessoas

A celebração de Corpus Christi de Imperatriz, considerado o maior evento religioso do Nordeste, acontece na quinta-feira (26), às 18h, no estádio municipal Frei Epifânio D’Abadia, no Centro.  

A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do sacramento. A data sempre acontece sessenta dias após a Páscoa.

O bispo Dom Gilberto Pastana lembrou que faltam menos de duas semanas para a realização do evento e participou ontem (12) de uma reunião de trabalho com secretários municipais e o prefeito Sebastião Madeira.

Segundo ele, o encontro reuniu representantes das secretarias de Saúde (SEMUS), da Infraestrutura (SINFRA), Defesa Civil, do Trânsito e Transportes (SETRAN). “Esse é um evento que extrapola nossa organização, pois é uma festa da cidade que recebe a cada ano milhares de fieis de vários estados e cidades”, disse.

Ele entende que “é necessário realizar reunião preliminar para definir competências das secretarias municipais para que o evento possa transcorrer dentro do planejamento”.  “Essa é a sétima edição da solenidade de Corpus Christi, onde todos esses anos a prefeitura tem se colocado à disposição contribuindo com a realização do evento”, reconhece.

O bispo Gilberto Pastana afirma que serão utilizadas arquibancadas, o gramados e o placar eletrônico do estádio Frei Epifânio para divulgar os avisos durante a celebração de Corpus Christi.

Trajeto – Ele revelou ainda que “esse ano o trajeto do cortejo de Corpus Christi será modificado, semelhante o que ocorreu nas últimas edições do evento”. “No ano passado concluímos o trajeto na igreja Santa Tereza devido aos seus 500 anos; e nos outros anos o término foi na catedral de Fátima”, disse.

O bispo garantiu ainda que o trajeto será encurtado para que o evento não termine tarde em virtude do grande número de pessoas oriundas de outras cidades que precisam voltar para suas casas. “Vamos sair do estádio indo até Avenida Santa Tereza, passando em frente à Praça Mary de Pinho, dobrando na rua Simplício Moreira e se deslocando direto para a catedral de Fátima, onde será recebido a bênção do Santíssimo Sacramento”, disse.

O prefeito Sebastião Madeira reitera que “a celebração de Corpus Christi de Imperatriz desponta como o maior evento religioso do estado e do Nordeste, e por isso tem recebido o apoio do município que viabiliza uma grande logística, incluindo a cessão do estádio Frei Epifânio”.

“Temos contribuído na organização do trânsito, da iluminação do trajeto, ambulâncias no estádio e no percurso da procissão; a Defesa Civil e a Sepluma na organização dos ambulantes, além da polícia e dos bombeiros”, concluiu.

Gil Carvalho/ASCOM

Nenhum comentário