Últimas Notícias

Centro de Zoonoses prepara campanha de vacinação canina em Imperatriz


A mobilização acontecerá no dia 24 de outubro; serão 40 postos de atendimento nos bairros e povoados

O Centro de Zoonoses de Imperatriz, órgão da Prefeitura de Imperatriz, ultima os preparativos para a realização no próximo dia 24 (sábado) de outubro de mais uma Campanha de Vacinação Canina. A informação foi prestada à reportagem pelo coordenador Paulo Henrique (Zoonoses).
Segundo ele, a mobilização envolverá a logística de 40 postos de atendimento nos bairros e povoados da grande Imperatriz. “Vamos deflagrar essa campanha nesse dia 24 de outubro, cujo objetivo é vacinar uma grande quantidade de animais em todo município”, prevê.
Paulo Henrique explicou à reportagem que a raiva é letal para o homem e para os animais, sendo necessário conscientizar à população sobre a importância da vacinação contra essa doença. Panfletos e cartazes serão anexados nos postos de saúde para alertar à população de Imperatriz.
“A raiva é uma doença causada por vírus, transmitida ao homem por cão, gato, macaco, morcego e outros mamíferos”, diz ele, ao lembrar que a transmissão se dá pela penetração do vírus presente na saliva do animal, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.
No Maranhão, no período de 2006 a 2014, foram contabilizado cerca de 15 casos de raiva humana.

Cuidados – O procedimento correto, em caos de agressão, é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo; observar o animal durante 10 dias e, se o animal desaparecer; mudar de comportamento ou morrer, voltar imediatamente ao serviço de saúde e iniciar o tratamento profilático. 

Sem comentários